Viagem a Terra Santa – Parte II

O que podemos conhecer?

Cúpula da Rocha

Comece em Jerusalém com uma visita panorâmica inspiradora da Cidade Velha de cima do Monte das Oliveiras. Dali é só fazer uma caminhada curta até Dominus Flevit e caminhar (ou dirigir) até a Igreja de Todas as Nações e o Jardim de Guetsêmani. Continue até o Monte do Templo, o local onde Abraão ofereceu Isaac a Deus, marcado hoje em dia pela Cúpula da Rocha.

Cidade Velha de Jerusalém

E depois ir para o Muro das Lamentações, venerado como o local mais sagrado do judaísmo, pois é o último remanescente do Segundo Templo. Nas segundas, terças e sábados é possível ver as cerimônias de Bar Mitzva no Muro das Lamentações, um evento cheio de alegria quando um garoto judeu de 13 anos lê a Torá em público pela primeira vez. Enquanto estiver no Muro das Lamentações, arrume o seu programa para participar de uma excursão pública aos Túneis do Muro das Lamentações perguntando na Fundação do Patrimônio do Muro das Lamentações.

Muro das Lamentações

Tunel do Muro das Lamentações

Cerimonia de Barmitzva

Nas escavações na parte sul do Muro é possível andar na rua original com dois mil anos de idade e subir os degraus antigos que Jesus e os seus discípulos provavelmente subiram. No Centro Davidson, no porão de um palácio do século VIII, pense na possibilidade de ver a sua reconstrução virtual, um modelo interativo de alta definição, e desfrute o filme em HD aberto para todos os visitantes e que descreve a peregrinação antiga ao Templo de uma forma especial.

Depois visite a Cidade de Davi, onde Jerusalém se tornou a capital de Davi há cerca de 3.000 anos atrás. Veja o Centro dos Visitantes com as suas escavações do período do Primeiro Templo, os Túneis e o antigo sistema de água construído pelo Rei Exéquias para proteger dos assírios o fornecimento de água. Continue para o Monte Zion, visite a Igreja de São Pedro em Gallicantu, onde Pedro negou Jesus, a Tumba do Rei Davi, a Sala da Última Ceia e a Igreja da Dormição – onde pela tradição católica Maria caiu no sono eterno.

Torre de Davi

Na Porta de São Estevão, também conhecida como a Porta dos Leões e visite o Tanque de Betesda – o lugar da cura miraculosa do homem paralisado feita por Jesus, e a Igreja de Santa Ana, onde grupos cristãos adoram cantar hinos enquanto estão lá. Entre na Via Dolorosa passando pelas Estações da Cruz para a igreja do Santo Sepulcro, o lugar da crucificação e do enterro de Jesus.

Santo Sepulcro

Ande pelos mercados da Cidade Velha, entrando nos sons, aromas e visões, e tente encontrar tesouros e barganhar para adquiri-los. Depois visite o Bairro Judeu reconstruído com as suas antigas sinagogas. O cardo da época bizantina, mansões herodianas da época do Segundo Templo, a Casa Queimada e a Muralha ampla da época do Primeiro templo, além de ver pessoas legais, galerias e restaurantes. No Jardim da Tumba – uma tumba numa rocha lavrada que os religiosos acreditam ser o local da crucificação, enterro e ressureição de Cristo.

Mercado da cidade antiga de Jerusalém

Na Cidade Nova você pode começar em Yad Yashem, o Memorial do Holocausto, com o seu novo e surpreendente museu histórico, o Hall da Recordação, o Memorial das Crianças e outros lugares comoventes. Dirija até o Knesset (o Parlamento de Israel – aberto para visitas aos domingos e quintas) e o novo prédio do Tribunal Superior. Perto dali se encontra o Museu de Israel, onde entre muitos tesouros, é possível se aprofundar nos mistérios dos Pergaminhos do Mar Morto no Santuário do Livro e ver o Modelo de Jerusalém na época do Segundo Templo.

Interior do Museu de Israel

Cidade Nova de Jerusalém

Continue até a vila pitoresca de Ein Karem, o local de nascimento de João Batista, com a igreja de São João Batista, a Igreja da Visitação e a Igreja Ortodoxa Russa. No centro de Jerusalém, ande pelo centro comercial da Rua Ben Yehuda e nahalat Shiva, e desfrute do bairro restaurado com lojas, cafeterias e restaurantes, que são os favoritos das pessoas de Jerusalém.

Igreja de São João Batista

No caminho para o tranquilo Monastério de Latrun, com sua vista para o Vale do Avalon, onde Joshua parou o Sol. O monastério foi fundado em 1890, pelos monges franceses da ordem da Trapa, que mantém um voto de silêncio, e produzem vinho dos seus próprios vinhedos.

Depois siga para Jaffa, o porto antigo mencionado na narrativa bíblica de Jonas e a baleia, e na história da importação de cedro do Líbano feita por salmão. O porto pesqueiro de Jaffa, a Igreja de São Pedro, o quarteirão dos artistas, o Centro dos Visitantes e uma vista panorâmica de Tel Aviv são grandes destaques. Ande pela área conhecida como a Cidade Branca para ver a preservação dos prédios com arquitetura Bauhaus das décadas de 1920 e 1930, um Patrimônio Mundial da UNESCO, e pare no Hall da Indpendência, onde Ben-Guiron declarou a independência em 1948. usufrua do mercado de artesanato na Rua Nahalat Binyamin, às terças e sextas-feiras. O mercado aberto de frutas e vegetais, Carmel, que se encontra próximo, dá uma oportundiade colorida de se misturar com as pessoas locais. Desfrute de um jantar ou lanche feito de peixe no Porto de Tel Aviv e uma caminhada noturna pelo Parque Yarkon, onde encontrará os moradores andando de bicicleta, fazendo jogging e desfrutando do lazer com a familia no gramado.

Cidade de Jaffa

O Parque Nacional de Cesareia, no mediterrâneo, encontrará as ruinas da antiga capital romana, lar de Filipe, o evangelista, e onde Paulo foi preso e apareceu perante Festo, Félix e o Rei Agripa. Passeie pelo teatro romano, o hipódromo e o passeio para a cidade renovada dos cruzados. Não perca “Vivenciar Cesareia”, uma apresentação computadorizada fascinante sobre a história da cidade.

Teatro Romano

Em seguida para Muhraka, o local tradicional onde Elias confrontou os profetas de Ba’al, e lá o Monastério Carmelita de São Elias. Continue para Acre, o antigo porto marítimo dos fenicios e dos cruzados (designado pela UNESCO como um sítio do patrimônio mundial) para uma visita ao Conjunto dos Hospitalares, a Mesquita de Al-Jazzar, a casa de banho com a sua exibição de multimídia e o novo museu étnico, contruído nas salas da antiga muralha, e os mercados cobertos. Atravesse as lindas montanhas da Galiléia, aprando no Parque Nacional de Arbel para ver a vista do Mar da Galiléia ao entardecer.

Conjunto dos Hospitalares

Visite os sítios sagrados critãos em volta do Mar da Galiléia, incluindo: o Monte das Bem-Aventuranças, o local tradicional do Sermão das Montanhas de Jesus, com a sua linda vista do lago e os seus sítios sagrados.

Monte das Bem Aventuranças

Cafernaum, conhecida como a “cidade de Jesus” no Novo Testamento, Cafernaum, no Mar da Galiléia é o lar de uma das primeiras igrejas do mundo, além de uma sinagoga antiga monumental. Ela também é a cidade natal de Pedro, onde Jesus fez muitos milagres.

Cafernaum

Tabgha, o milagre da Multiplicação dos Peixes e dos Pães de Jesus é ilustrado lindamente num mosaico antigo da igreja bizantina que se encontrava ali. Visite a igreja beneditina, construída no mesmo estilo e parecida com a igreja original.

Betsaida, Casa de São Pedro, André e Filipe, e o local onde Jesus curou o homem cego.

O Museu Ugal Alon no Kibutz Ginossar, tem uma exibição magnifica de um barco de madeira, datado dos tempos de Jesus, que foi descoberto na lama na costa do Mar da Galiléia.

Barco antigo da época de Jesus

Dirija-se até o cênico Monte Tabor, o local da batalha de Débora e Baraque contra Sísera, e da Transfiguração de Jesus. Outra interessante opção é fazer um passeio de barco pelo Mar da Galiléia.

Monte Tabor

Em Caná, uma vila onde Jesus realizou o seu primeiro milagre, transformando a água em vinho, com a Igreja das Bodas e a Igreja de Natanael. Continuando para Nazaré, a cidade da infância de Jesus, com a Basilica da Anunciação; a Igreja de São José; o Poço de Maria; a Igreja de São Gabriel e a Vila de Nazaré reconstruída, onde é possivel aprender sobre a vida diária nos tempos de Jesus. Depois siga para meguido, o sítio do Armagedon bíblico, para ver as escavações da antiga cidade fortificada que foi um dos centros mais importantes de Salomão, com vista para o Vale de Jezreel e a antiga Via Maris. Viste também a charmosa Igreja em naim, onde Jesus ressuscitou o filho de uma viúva.

Vista panorâmica de Nazaré

Antes de se despedir do Mar da Galiléia visite Yardenit – o sítio do batismo para os peregrinos no Rio Jordão, ao sul de Tibérias. Depois desça o Vale do Jordão para o Mar Morto e Qumran – as ruínas do antigo povoamento essênio onde, em cavernas próximas do local, os Pergaminhos foram descobertos.

Rio Jordão

Desfrute de um passeio pela Reserva Natural de Ein Gedi, um oasis bíblico com uma fonte e cachoeiras, onde Davi se escondeu de Saul. Vá de bondinho até o topo de Massada, o local da resistência épica dos judeus rebeldes no fim da Grande Revolta contra Roma, há quase 2.000 anos atrás. O novo Museu no centro dos visitantes revela os segredos da vida diária dos rebeldes, a história das escavações, e como o sítio se tornou um dos simbolos mais importantes de Israel.

Conheça Eilat parando na Reserva de Hai Bar para passar, como num safári, pelo parque onde animais bíblicos estão sendo cuidados. Mais para o sul visite o Parque Timna, com maravilhas geológicas incluindo os pilares de Salomão, uma réplica em tamanho original do tabernáculo bíblico e minas antigas de cobre cuja história é contada na apresentação de multimídia do aprque, chamada “Minas do Tempo”. Visite o maravilhoso Parque Marinho do Observatório Submarino, ou escolha entre uma série de outras atividades, tais como nadar com golfinhos ou observar pássaros.

Observatório de Corais em Eilat

Siga para o norte através do Neguev central e a Cratera de Ramon, parando no Centro dos Visitantes em Mitspe Ramon, que conta a história desta incrivel maravilha natural. Continue para Avdat, que foi uma cidade central na rota do comércio nabateano (conhecida como a Rota do Incenso) e que se tornou uma cidade de peregrinação cristã.

Sobre Antonio Moreno
Consultoria e Assessoria

Deixe um comentário